O Encontro • Falas • Debates

A programação artística do com.posições.políticas 2011 inclui 3 estréias co-produzidas pelo Panorama além de performances, pharm drug dança, música e cabaré no Armazém da Utopia do 12 ao 20 de novembro.

 

11 e 12 Nov, sexta feira e sábado, Armazém da Utopia.

 

11 NOV, 23h  e 12 NOV, 23h  .  Armazém da Utopia – Espaço 2

Psycho-magic actions for a world gone wrong

Marcela Levi (Brasil, RJ)  / Guillermo Gómez-Peña (México – EUA)  /Michele Ceballos (Colômbia)

Classificação etária 18 anos

Resultado de residência que reuniu a brasileira Marcela Levi, o mexicano Guillermo Gómez-Peña e a colombiana Michele Ceballos Psycho-Magic Actions for A World Gone Wrong é uma apresentação ritual de arte viva que utiliza a estética “robot-barroca-cyborg- kitsch” e o humor ácido.

Usando o processo de ações psico-mágicas nos fazemos as seguintes perguntas: o que é verdadeiramente eXtremo quando tudo é eXtremo? todo es eXtremo? O que significa uma verdadeira interatividade quando tudo é interativo? Como podemos nos manter abertos, originais, porosos, divertidos, críticos, sem cair na fartura post-ironica ou devenirmos um produto pré-fabricado mais para os festivais internacionais”

Guillermo Gómez-Peña é performer, videasta, escritor, teorizador da cultura, cyber-punk, chicano, sampleador etno-tecno-canibal, e ativista full time. Michele Ceballos é diretora artística, educadora, coreógrafa e dançarina, e faz parte do coletivo Pocha Nostra desde 2006. Nos últimos anos, Guillermo Gómez-Peña, Michele Ceballos e o resto do coletivo transnacional La Pocha Nostra examinaram o corpo humano como lugar de espiritualidades radical, memória, penitência, ativismo, fúria estilizada e reinvenção corporal.

Marcela Levi é performer e coreógrafa carioca. Desde 2002 vem elaborando uma linguagem que tumultua a hierarquia entre corpo e objeto, incidindo sobre diversas dicotomias (dentro-fora, corpo-mente, ativo-passivo, afirmação-negação), que muitas vezes balizam nossa percepção.

http://www.pochanostra.com

www.marcelalevi.com

 

Também no com.posições.políticas

Das 14h ás  24h  Espaço Corpo-Cópia: seleção de filmes, documentários, registro de performances e vídeos à la carte relacionados ao corpo político, as interações entre arte e ativismo, as novas identidades sexuais, movimento queer. Toda a  info aqui.

 

14 Nov, segunda feira, Armazém da Utopia

 


14 NOV . 20h. Armazém da Utopia – Espaço 2Ativismo de gravata – talk show

The Yes Men (EUA). Aprox. 60 min

The Yes Men: substantivo masculino que indica alguém que concorda com tudo o que o seu chefe diz, mesmo que seja demente, cruel, absurdo ou apenas estúpido. Foi desse jeito que Andy Bichlbaum e Mike Bonanno deram nome ao coletivo criado há mais de 10 anos. Seu modus operandis: depois de indicarem um alvo, geralmente grandes corporações ou políticos, roubam suas identidades e recriam a sua imagem como forma de denúncia. Pela primeira vez no Brasil, a dupla surge numa conversa-performance surpreendente.

The Yes Men são Andy Bichlbaum e Mike Bonnano, artistas e ativistas que, através de performances absurdas e cheias de humor irreverente, praticam a chamada “correção de identidade, desmascarando a irresponsabilidade das corporações multinacionais e sua trama de interesses políticos e econômicos”. The Yes Men lançou os filmes The Yes Men (2003) e The Yes Men Fix the World (2009).

www.theyesmen.org

 

14 e 15 NOV.  21h  Armazém da Utopia

Encontro para cinco pessoas

Josie Cáceres (Equador).  90min.  Classificação etária 13 anos

A plateia reúne apenas cinco pessoas em cada apresentação.

Segundo a tradição filosófica materialista, os átomos caem paralelos no vazio, rapidamente, em diagonal. Se um deles se desvia de seu rumo “provoca um encontro com o átomo vizinho e, de encontro em encontro, uma série de choques e o nascimento de um mundo” (Epicuro y Lucrecio, em Nicolas Bourriaud). O trabalho é resultado de residência artística realizada dentro do Panorama.

Josie Cáceres é uma das coreógrafas fundadoras do Encontro No más luna en el agua. Foi professora na Universidad Católica del Ecuador, em Incine. Desde 2007 trabalha de forma independente em suas criações. Codirigiu o Primeiro Festival de Videodança realizado no Equador, em novembro de 2009. Naquele mês foi convidada a participar da residencia artística Solo con natura, em Puerto del Morro Guayas.

Criação e interpretação: Josie Cáceres. Este projeto recebeu apoio do programa Iberescena 2010.

 

14 e 15 NOV.  21h.  Armazém da Utopia – Espaço 2

El olor de mis hijos

Federica Folco (Uruguai).  Aprox. 60min.  Classificação etária Livre

“Como dar valor a sua mão sobre a minha perna? Ao cheiro dos meus filhos, ao cruzamento de olhares, a movimentos pequenos e sutis? Merda. Como fazer para dizer algo simples se o simples não está na moda, os pequenos acontecimentos não são polêmicos nem midiáticos. Quero pensar na impossibilidade de te ver(…)” Que bom encontrar nas palabras de outro, Brian Holmes em seu Manifesto Afectivista, apoio constante. Pensava que apenas meus pais podiam ter manifestos. O trabalho é resultado de residência artística realizada dentro do Panorama.

Federica Folco cria obras artísticas e realiza projetos em colaboração com artistas nacionais e internacionais desde 2000. Coordena oficinas de criação, espaços de reflexão e experimentação de estratégias e processos de criação em colaboração em inúmeras ciudades no Uruguai e fora. Durante 10 anos foi professora do Instituto del Niño y Adolescente Uruguayo, trabalhando com adolescentes em detenção. É membro da Red Sudamericana de Danza e da Asociación de Danza del Uruguay.

Criação e interpretação: Federica Folco. Este projeto recebeu apoio do programa Iberescena 2010.

 

Também no com.posições.políticas

Das 15h ás 18:30.  Encontro: Corpos disruptivos: corte! câmera! ação! . Toda a  info aqui.

A partir das 23h: Panoramico Sélavy, festa de abertura do Encontro. Com karaoké, Espaço de Desorientação, Instalação de Julio Lucio e Txabi DJ.

Das 14h ás  24h  Espaço Corpo-Cópia: seleção de filmes, documentários, registro de performances e vídeos à la carte relacionados ao corpo político, as interações entre arte e ativismo, as novas identidades sexuais, movimento queer. Toda a  info aqui.

 

15 Nov, terça feira, Armazém da Utopia


15 e 16 NOV.  22h.  Armazém da Utopia.

Travesqueens

Ricardo Marinelli (Brasil, PR), Erivelto Viana (Brasil, MA) e Elielson Pacheco (Brasil, PI).  50min.  Classificação etária 16 anos

Cintia Sapequara é ludovicense, adora doce de espécie e guaraná Jesus, usa sutiã extra GG, tem um quadro em um programa semanal na TV da cidade em que mora e é garota-propaganda. Sayara é teresinense, gosta de homens trabalhadores, come quibe na pastelaria do chinês, aprendeu dança do ventre pela internet e gosta das coisas simples. Princesa Ricardo é curitibana, loura, ninfomaníaca, detesta parecer engraçada, só usa roupa preta e já sonhou ser cantora. Elas se encontraram anos atrás e decidiram que um dia fariam juntas um espetáculo de dança contemporânea. Travesqueens é o resultado de quatro residências artísticas produzidas em 2011, sendo uma delas realizada dentro do Panorama.


Elielson Pacheco é artista independente e integra o Núcleo do Dirceu, um coletivo de 18 artistas coordenado por Marcelo Evelin, em Teresina. Erivelto Viana integra o BemDito Coletivo e é diretor do festival Conexão – Dança Contemporânea, em São Luís. Ricardo Marinelli é artista e produtor independente nos campos da dança contemporânea e das artes visuais eIntegra o coletivo Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial, em Curitiba.


www.travesqueens.blogspot.com

 

Também no com.posições.políticas

Das 15h ás 18:30.  Encontro: O Corpo Territorio do Político. Toda a  info aqui.

21hEncontro para cinco pessoas. Josie Cáceres. Equador. Armazém da Utopia. Ver toda a info em programação dia 14.   21hEl Olor de mis hijos. Federica Folco. Uruguai. Armazém da Utopia. Espaço 2. Ver  a info em programação dia 14.

A partir das 23h: Cabaré

Das 14h ás  24h  Espaço Corpo-Cópia: seleção de filmes, documentários, registro de performances e vídeos à la carte relacionados ao corpo político, as interações entre arte e ativismo, as novas identidades sexuais, movimento queer. oda a  info aqui.

 

16 Nov, quarta feira, Armazém da Utopia

 

16 NOV. 18h

Armazém da Utopia – Espaço 2

Pues sí, no soy un bailarín (autorretrato en cueros de caballero solo a punto e cumplir 50 años)

Javier Contreras (México). Aprox. 20min. Classificação etária 18 anos

Pues sí… é o nome de um conjunto de obras enunciadas a partir da primeira pessoa corporal nua de um homem com cerca de 50 anos que se pergunta sobre as razões de sua solidão. Uma desconstrução crítica dos paradigmas patriarcais do desejo e uma formulação do sujeito masculino.

Javier Contreras é coreógrafo, professor e, por vezes, videasta. Seu trabalho é centrado na revolta contra as limitadas construções de gênero e na reivindicação da afetividade como território primogênito do compromisso ético-político. É diretor do grupo de dança Proyecto Bará, secretário acadêmico da ENDCC e membro da Rede Sul-Americana de Dança.

Coreografia e interpretação: Javier Contreras Textos: Kafka, Neruda, Contreras Assistência de direção: Lourdes Fernández Desenho de luz: Jana Lar.

 

Também no com.posições.políticas

Das 15h ás 18:30.  Encontro: Um Corpo que Causa  –  Arqueologias e políticas da causação. Toda a  info aqui.

20h. Palestra. Marcelo Expósito (Espanha). Es el fin del mundo, tal y como lo conocíamos. Hacia un 15M global. Instituto Cervantes.
Cervantes.

22hTravesqueen. Ricardo Marinelli (Brasil, PR), Erivelto Viana (Brasil, MA) e Elielson Pacheco (Brasil, PI) . Armazém da Utopia. Ver toda a info em programação dia 15.

A partir das 23h: Cabaré

Das 14h ás  24h  Espaço Corpo-Cópia: seleção de filmes, documentários, registro de performances e vídeos à la carte relacionados ao corpo político, as interações entre arte e ativismo, as novas identidades sexuais, movimento queer. Toda a  info aqui.

 

17 Nov, quinta feira,  Teatro Carlos Gómes e Armazém da Utopia

 

17 NOV. 20h. Teatro Municipal Carlos Gomes

O samba do crioulo doido. Luiz de Abreu (Brasil, SP). 25min

Intervalo. Frederico Paredes (Brasil, RJ). 20min.

Classificação etária 18 anos

O samba do crioulo doido trata da resistência do negro na história brasileira e da importância do corpo na construção de sua identidade. O espetáculo discute a inter-relação entre o corpo-objeto, construído pela diáspora, e o corpo-sujeito, que transgride, afirma e resiste, estabelecendo uma corporeidade que devolve ao corpo-objeto o sujeito que lhe foi extirpado, junto com seus sentimentos, seus valores, suas crenças, a palavra e suas singularidades estéticas. Divide a noite com Intervalo, de Frederico Paredes. É a chance de o público carioca rever este trabalho marcante.

Luiz de Abreu desenvolve trabalhos a partir de temas relacionados ao corpo negro e a questões de gênero. Luiz de Abreu nasceu em Araguari (MG), em cujos terreiros de umbanda teve seu primeiro contato com a dança. A rica cultura mineira transparece em seus espetáculos.

Criação, direção, interpretação, cenário e figurino: Luiz de Abreu Trilha sonora: Luiz de Abreu e Teo Ponciano Percussão ao vivo: Teo Ponciano Iluminação: Luiz de Abreu e Alessandra Dominguez Operação de luz: Décio Filho Produção: Samba do Crioulo Doido Produções Artísticas e Samba do Crioulo Doido Companhia de Dança Apoio: Rumos Itaú Cultural Dança.

 

Intervalo

Intervalo é um estudo sobre os princípios de dominação e colonização. O palco, as matas brasileiras ou a antiga Avenida Central do Rio. Territórios cobiçados simultaneamente por forças distintas, que ali se implantaram ou se implantam como corpos estranhos para capturar seus tempos e seus espaços. Intervalo estreou em 2003 e foi indicado pelo jornal O Globo como um dos dez melhores espetáculos daquele ano.

Performer carioca, Frederico Paredes projetou no campo coreográfico sua pesquisa artística, centrada atualmente na relação corpo-poder-cultura. se formou como bailarino em 1995 pela Escola Angel Vianna (com posterior obtenção de licenciatura plena em dança pela Faculdade Angel Vianna).

 Coreografia, texto e performance: Frederico Paredes Iluminação: José Geraldo Furtado Trilha sonora: Canto das aves do Brasil, de Johan Dalgas Frisch.

 

Também no com.posições.políticas

Das 15h ás 18:30.  Encontro: Um Corpo que Causa  –  A Força e a Graça. Toda a  info aqui.

A partir das 23h: Cabaré

Das 14h ás  24h  Espaço Corpo-Cópia: seleção de filmes, documentários, registro de performances e vídeos à la carte relacionados ao corpo político, as interações entre arte e ativismo, as novas identidades sexuais, movimento queer. Toda a  info aqui.

 

18 Nov, sexta feira, Armazém da Utopia 

 

Imagem da obra De Etiqueta.

18 NOV. 18h. Armazém da Utopia – Espaço 2

De pelos.

Rocío Boliver / Congelada de Uva (México). Aprox. 30min. Classificação etária 18 anos

Um ritual apresentado como metáfora para a circuncisão da vulva: “a transmutação da vulva-besta num híbrido orgânico-mecânico, em direção à consciência do valor salvacional através de uma conversão batista”. “Fazer performance é o único jeito que encontro para recuperar a minha vida, which has me by the balls. É o meu jeito de perder a minha fragilidade e acreditar que consigo ultrapassar a morte”. Ganhar coragem, transgredir e não ter medo de nada, destruindo barreiras que me constrangem. É essa a grande possibilidade que a bolha da Action Art me oferece. Sem sanidade, sem ortodoxia, sem regras, sem questionamento, sem diretrizes.” (Rocío Boliver)

Rocío Boliver / Congelada de Uva é um híbrido de modelo, diretora, cineasta, jornalista de TV, rádio e imprensa, atriz, bailarina, filósofa, performer e escritora, mas, principalmente, erotômana.  Em todos os campos em que intervém, sua obra remete a sexo. De estética grotesca, sem eufemismos de nenhum tipo, conta o que vive e não se preocupa com opiniões alheias.

Coreografia e interpretação: Rocío Boliver.

 

 

19 NOV,  21h e 20 Nov, 21h, Armazém da Utopia – Espaço 1

The Inkomati (dis)cord

Panaíbra Gabriel (Moçambique) e Boyzie Cekwana (África do Sul),  75min,  Classificação etária 12 anos

The Inkomati (dis)cord surgiu de uma colaboração iniciada em 2003 entre o Floating Outfit Project (Durban, África do Sul) e a CulturArte (Maputo, Moçambique). O projeto, concebido e produzido pelo sul-africano Boyzie Cekwana e pelo moçambicano Panaíbra Gabriel, começou como uma resposta dos dois criadores africanos, vizinhos geograficamente, à necessidade de fazer um mergulho em suas referências e contar suas histórias. Mas sempre partindo da perspectiva de ambos, em contraposição aos paradigmas que revelam um continente em perpétua carência. “Inkomati” refere-se ao histórico, porém fracassado, acordo entre o Governo do Apartheid na África do Sul e o Pacto de Não Agressão de Samora Machel, na década de 1980. Ao trabalhar sobre as consequências da guerra civil em Moçambique e da política do apartheid, o projeto foca nos jovens com debilidades físicas provocadas não só pela guerra, mas também pela pobreza e pela poliomielite.

Panaíbra Gabriel nasceu em Maputo, capital de Moçambique, onde vive. Começou a dançar em 1993, como bailarino de danças tradicionais africanas. Realizou parte de seu treino em dança contemporânea durante workshops em Lisboa (organizados pelo projeto Danças nas Cidades), onde trabalhou com artistas de renome, entre os quais Vera Mantero, Frans Poelstra e Meg Stuart. Em 1998 fundou a CulturArte, organização que promove projetos artísticos, workshops e treinamento para coreógrafos africanos. Em 2010, Panaíbra apresentou no Panorama Time and Spaces: The Marrabenta Solo.

O coreógrafo Boyzie Cekwana cresceu em Soweto e começou a carreira na África do Sul. Seu trabalho foi apresentado em todo o mundo, inclui­ndo o Théâtre de la Ville, em Paris, o Festival ImpulsTanz, em Viena, e o Kunstenfestivaldearts, em Bruxelas. Seus temas recorrentes são a crise de identidade do perí­odo pós-apartheid e a herança cultural do seu paí­s e da África. Em 2009, apresentou o solo Influx Controls: I Wanna Be Wanna Be no Panorama.

Direção Artística e Coreografia: Boyzie Cekwana (África do Sul) e Panaibra Gabriel Canda (Moçambique) Bailarinos/ Performers: Ameilia Socovinho, Boyzie Cekwana, Maria Tembe and Panaibra Gabriel Canda Cenografia: chocate Discursos: Samora Machel, Parceiros: National Art Council – Joanesburgo, Dance Umbrella – Joanesburgo, Pro Helvetia – Cidade do Cabo, CulturArte,  the floating outfit Project, Panorama Festival

 

Também no com.posições.políticas

Das 14 ás 18:30.  Oficina pós-pornografia com Maria Llopis. Toda a  info aqui.

Das 14h ás  24h  Espaço Corpo-Cópia: seleção de filmes, documentários, registro de performances e vídeos à la carte relacionados ao corpo político, as interações entre arte e ativismo, as novas identidades sexuais, movimento queer. Toda a  info aqui.

 

19 Nov, sábado.

 

19 NOV, Sem horário nem local pré-definidos

Experimentos erráticos

Federico Zuckerfeld (Argentina), Loreto Garín (Chile) / Colectivo Etcétera + convidados erroristas.

Sem definir horário nem local, os artistas do Colectivo Etcétera e outros convidados erroristas apresentarão seu Experimento Errático dentro do Panorama. O movimento Internacional Errorista foi criado em 2005 pelo Colectivo Etcétera e outros artistas e intelectuais de diferentes partes do mundo. O errorismo toma como ponto de partida o teatro, a performance, o vídeo e outras disciplinas, considerando o “erro, errar e fracassar” uma forma de inspiração para criar e desenvolver propostas próprias, sem temer produzir falhas ou cometer erros.

Loreto Garín Guzmán (Chile) e Federico Zukerfeld (Argentina) são membros fundadores, junto com outros artistas, do grupo Etcétera… surgido no final de 1997. Desde o ano de 2002, Etcétera… participa com suas ações em diversos contextos e exposições internacionais, atuações, apresentações e conferências no chamado território da “arte-política”. Desde 2005 integram o Movimento Internacional Errorista. Entre outros, em 2008 participaram da Bienal de Taipei em Taiwán, em 2009 realizam o projeto Kabaret Errorista na XI Bienal de Istambul na Turquia. Atualmente estão envolvidos com a organização do “Primeiro Congresso Internacional de erro e Errorismo” que será celebrado em Buenos Aires em 2012.

http://bicentenarerrorista.wordpress.com http://infernoerrorifico.wordpress.com

 

Também no com.posições.políticas

Das 14h ás 17h.  Apresentação informal de resultados coLABoratorio Errorista. Teatro Cacilda Becker

Das 14h ás  24h  Espaço Corpo-Cópia: seleção de filmes, documentários, registro de performances e vídeos à la carte relacionados ao corpo político, as interações entre arte e ativismo, as novas identidades sexuais, movimento queer. Toda a  info aqui.

 

Endereços:

Armazém da Utopia – Cais do Porto – Armazém 6 – Av. Rodrigues Alves s/nº, Centro.

Teatro Municipal Carlos Gomes – Praça Tiradentes 19.

Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete, 338 – Largo do Machado.

 

Baja aquí el Programa em Español   /   Baixe aqui o Programa em Português

Encontro com.posições.políticas. De 14 a 17 Nov 2011. Armazém da Utopia. Rio de Janeiro.

O Corpo território do político: corpo dissidente, more about híbrido, trágico, TRANStornado. Corpo batalha. Corpo Cidade, Corpo Coletivo. Corpo que explora outros territórios possíveis de sexualidade, subjetividade e afetos. Corpo-Cópia, Corpo Sul. Um Corpo que Causa.

Com quatro dias de debates, palestras, conversas coreopolíticas e performances em torno do corpo político, o com.posições.políticas oferece, entre os dias 14 e 17 de novembro, um espaço de contaminação entre a arte e o ativismo, e de encontros sul-sul.

O Encontro é parte das atividades que o com.posições.políticas realiza dentro da programação do Festival Panorama – de 4 a 20 de novembro -,  e que ainda incluem quatro oficinas, o espaço de documentação Corpo – Cópia, residências artísticas, e uma programação de dança, cabaret, música e performances.

Quando: De 14 a 17 de novembro   Horários: Dias 14 e 15, das 15h às 18h30. Dias 16 e 17, das 14h às 18h30.   Onde: Armazém da Utopia. Cais do Porto – Armazém 6, Av. Rodrigues Alves, s/n – Centro – Rio de Janeiro.   Quanto: Grátis.   Prazo de inscrição: até 5 de novembro.  Nº de vagas: limitada, procure reservar a vaga com antecedência. Contato para inscrição e dúvidas: cpp@panoramafestival.com    Dados para inscrição: Envie por favor nome completo, profissão , idade, cidade de residência, CPF e confirme os dias que você ira participar.

 

Dia 14/11, segunda-feira, das 15h às 18h30.
Corpos disruptivos: corte! câmera! ação!
Manuel_Vason2002Diferentes exemplos de arte ativista na Ibero-América como os Erroristas, uma organização internacional de performance de rua que toma como ponto de partida o erro como inspiração; a Pocha Nostra  coletivo de ciberpecadores trans-culturais e artistas de referência na combinação das mais novas tecnologias com a tradição da arte de ação;  A ação coletiva argentina e seus usos da performance como ferramenta para a compreensão do trauma e da memória social, e a apresentação do livro do André Mesquita “Insurgências poéticas” publicado em 2011 e que realiza um levantamento exaustivo dos coletivos de artistas no Brasil e outros paises.

Moderadora: Panmela Castro (RJ).   Isabel Ferreira (RJ)   Inventario.   Marcela Levi (RJ) e Guillermo Gómez Peña  (México)   Psycho- Magic Actions For a World Gone Wrong.   Marcelo Expósito  (Espanha)   .   Errorismo Internacional: Errare Humanum Est.   Colectivo Etcétera  (Argentina). Poner el cuerpo a hacer política…  André Mesquita   (SP)    Apresentação do livro Insurgências poéticas.

Também no com.posições.poíticas 20h  The Yes Men (USA)   talk show   .   Ativismo de Gravata  . Armazém da Utopia.   20:30h  Josie Cáceres (Equador)  .   Encuentro para cinco personas Armazém da Utopia.   21h       Federica Folco (Uruguai)   .   El olor de mis hijos  .  Armazém da Utopia.  23h Panoramico Sélavy, Festa de Desorientação  .  Armazém da Utopia.

 

Dia 15/11, terça-feira (feriado), das 15h às 18h30.

O Corpo Território do Político

Quais estratégias o artista utiliza para refletir no corpo as questões que o preocupam? Convidamos alguns artistas a mostrar brevemente dois trabalhos (um de própria autoria e um criado por outro artista) que considerem paradigmáticos em relação à potência política do corpo e que servirão de provocadores para o debate posterior entre eles e o público.
Eleonora Fabião (RJ)  Moderação  .  Marcelo Evelin  (PI)   1.000 Casas  .   Micheline Torres  (RJ)   Eu prometo isto é político  Alexandre Vogler (RJ)  Campanha Base para Unhas Fracas  .  Claudia Müller  (RJ)   Exhibition.
Também no com.posições.poíticas   20:30  Josie Cáceres (Equador)  .   Encuentro para cinco personas  .  Armazém da Utopia.   21h     Federica Folco (Uruguai)   .   El olor de mis hijos  .  Armazém da Utopia.   22h  Ricardo Marinelli (Curitiba – Brasil), Erivelto Vianna (São Luis – Brasil) e Elielson Pacheco (Teresina – Brasi)   .  Travesqueens   . Armazém da Utopia. 23h. Cabaré  .  Armazém da Utopia

 

Dia 16/11, quarta-feira, das 14h às 18h30.

Um Corpo que Causa  –  Arqueologias e políticas da causação.

“No Brasil ou na América Latina, o passado tem algo do homem-borracha (…), ele se estica, se estica, para confundir o presente, ou para não deixá-lo se colorir do futuro. Até quando o passado será o devir da nossa condição político-cultural? (…) Então, para quando o salto?”[1] Então, vamos pular/causar? Dar o salto do tigre, ou melhor, saltar no presente com as unhas negras de tigresa, afiadas com o passar dos tempos?.      Décadas após o impacto de sua aparição, o que fazer do queer? Disposição taxonômica, entusiasmo libertário, militância, phelan, butler, etnografia, travestismo, paris em chamas.

Denilson Lopes (RJ)  .  Moderação  .  Jorge Alencar  (BA) Um corpo que causa – Escola de princesas    .   Palestra coreomusical.    Giorgia Conceição  (PA) Burla e erótica: uma epistemologia do salmão  .  Palestra performática   Andre Masseno (RJ) e Ciro Barcelos (RJ)  .   Um corpo-croquette: arqueologias da causação   I  Tête – à – Tête.   Rodrigo Dourado (PE) e Henrique Celibi (PE)   .   Bonecas (trans)históricas: a encruzilhada em que se encontram Medeia, Cinderela e as Vivecas .  Tête – à – Tête.   Javier Contreras  (México)   .   Pues sí no soy un bailarín  .   Fala dançada
Também no com.posições.poíticas.  20h  Marcelo Expósito (Espanha)  .  Palestra  . Es el fin del mundo, tal y como lo conocíamos. Hacia un 15M global  . Instituto Cervantes 22h  Ricardo Marinelli (Curitiba – Brasil), Erivelto Vianna (São Luis – Brasil) e Elielson Pacheco (Teresina – Brasil)   .   Travesqueens   .   Armazém da Utopia.   23h. Cabaré  .  Armazém da Utopia

 

Dia 17/11, quinta-feira, das 14h às 18h30.
Um Corpo que Causa  –  A força e a graça

Um Corpo que Causa mostra experiências na cena contemporânea que produzem outros territórios possíveis de corpo, subjetividade, prazeres e afetos. Um conjunto de estratégias performáticas e lúdicas de intervenção no âmbito da produção da sexualidade como espaço de visibilidade pública: a arte-ação da Congelada de Uva contra a banalização do corpo, a fraude do futebol feminino como um pesadelo ou uma utopia queer.  os corpos precários, TRANStornados, corpos trágicos,; a simplicidade de Sayara, uma travesqueen que gosta das coisas simples e os homens bonitos e trabalhadores; os corpos “outros” que colocam em jogo o impensado, o que ficou de fora, o obsceno, isto é, o que se esquivou do discurso (hetero)normatizado.

Felipe Ribeiro  Moderação   .   Congelada de Uva (México)  .   Drogadiação   .   Manifesto.  André Masseno (RJ)  . To be or not to be queer? that’s a (toxic) question   .   Palestra tóxica.      Pedro Costa (Rn) e Paulo Belzebitchy (CE)   .   Corpos precários   .   René Guerra  (AL)  e  Luis Carlos Alencar (RJ)  . Trans-Cinema

Também no com.posições.poíticas.   21h Luiz de Abreu (BA)   .   Samba do Crioulo Doido  e  Frederico Paredes (RJ)  .   Intervalo   . Teatro Carlos Gomes.  23h. Cabaré  .  Armazém da Utopia

Baixe aqui a Programação completa de   Um corpo que causa

 

 

TAMBÉM NO COM.POSIÇÕES.POLITICAS do 12 ao 20 de novembro.

 

Oficinas e laboratórios de criação.

Yes Lab com The Yes Men (USA).

coLABoratorio Errorista com coletivo Etcétera…(Argentina / Chile).  

Sinfonia de uma cidade Globalizada com Marcelo Expósito (Espanha) em colaboração com Ricardo Basbaum (Brasil) e Rede Nômade (Brasil).

Oficina pós-pornográfica com Maria LLopis (Espanha).

 Mais informação aqui.

 
 

Espaço Corpo-Cópia.

é o espaço de documentação do Composições Políticas situado no Centro do Festival. Oferece uma seleção de filmes, curtas, documentários, registro de performances e vídeos à la carte relacionados ao corpo político, às interações entre arte e ativismo e à pós-pornografia.

Corpo-Cópia é resultado da colaboração entre Isabel Ferreira (com.posições.políticas), Andrew Mitchelson (Live Art Development Agency, London www.thisisLiveArt.co.uk), Maria Llopis (www.mariallopis.com), Coletivo Filé de Peixe / Projeto Piratão (www.coletivofiledepeixe.com),  e Paula Gorini  (Videoteca Panorama).

Quando: 4 a 20 de novembro.   Onde: Armazém da Utopia, Cais do Porto – Armazém 6, Av. Rodrigues Alves, s/n – Centro – Rio de Janeiro/RJ.   Quanto: Grátis

Mais informação aqui.

 

Programação artística e Residências

A programação artística do com.posições.políticas 2011 inclui a estréia de quatro obras resultado de residências artísticas, e uma programação de dança, cabaret, música e performances no Armazém da Utopia, na zona do porto do Rio de Janeiro, e outros espaços da cidade, do 12 ao 20 de novembro.

 (Em ordem de data de apresentação)

Guillermo Gómez Peña (México), Michele Ceballos (Colômbia) e Marcela Levi (Rio de Janeiro – Brasil)  Psycho-Magic Actions For a World Gone Wrong.     The Yes Men (USA)    Ativismo de Gravata – Talk Show.    Ricardo Marinelli (Curitiba – Brasil), Erivelto Viana (São Luis – Brasil) e Elielson Pacheco (Teresina – Brasil)   Travesqueen.    Josie Cáceres (Equador)  Encontro para cinco pessoas. Federica Folco (Uruguai)    El olor de mis hijos   Javier Contreras (México DF)     Pues sí…no soy un bailarín.    Luiz de Abreu (Salvador Bahia – Brasil)  Samba do Crioulo Doido.    Frederico Paredes (Rio – Brasil)  Intervalo.   Rocío Bolíver – Congelada de Uva  (México )   De Pelos. Boyzie Cekwana (Africa do Sul) e Panaibra gabriel (Moçambique)    The Inkomati (dis)cord.      Federico  Zuckerfeld (Argentina), Loreto Garín (Chile) e convidados erroristas.  Experimentos Erráticos.    Cecilia Bengolea (Argentina) e Juliette Bineau  (França)  Translacion de la LuxureTrans-gênero, dança e diversidade. Um projeto fotográfico de Diana Blok (Uruguai- Holanda).

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A cada edição, o Panorama busca outras maneiras de tornar o festival parte integrante da sociedade em que vivemos e de ativar o olhar crítico diante das formas estabelecidas de nos relacionar com a arte, a cidade e o meio social. O nome com.posições.políticas nasce da vontade de evidenciar a importância do posicionamento político e da constatação de que, também através das práticas artísticas, podemos construir nosso próprio espaço de ação política aqui e agora, de maneira individual ou coletiva.

Lançado em 2010, o com.posições.políticas conta com o apoio da AECID – Agencia Espanhola de Cooperação Internacional ao Desenvolvimento e o programa IBERESCENA, e a colaboração do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, Instituto Cervantes do Rio, Instituto Francês e Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.


[1] Do escritor Silviano Santiago, “Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde”, de Heloísa Buarque de Holanda

 

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